Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O mercado de energia solar não para de crescer e contar com novos adeptos. Com base nisso, a Fox ESS, empresa de desenvolvimento de inversores e soluções de armazenamento de energia, já firmou parceria com 6 grandes empresas distribuidoras no Brasil visando expandir o uso da energia fotovoltaica. Entre os planos estratégicos da companhia, está incluído a ampliação do Centro de Reparo, em Cotia (SP), além de trazer novas tecnologias em inversores híbridos, baterias de lítio, carregadores para veículos elétricos e inauguração de um escritório em São Paulo prevista para o segundo semestre deste ano.

Para atender a este objetivo, a Fox ESS está investindo cerca de R$ 400 mil no novo espaço, um galpão que conta com uma estrutura maior, e com um centro de reparo mais estruturado, dessa forma, a empresa poderá realizar testes nos inversores que chegam ao Brasil. De acordo com Patrick Lopes, gerente de Engenharia da Fox ESS, entre 2022 e 2023 houve um grande crescimento nas vendas de produtos solares, e com a empresa não foi diferente, e devido à esse aumento nas vendas, a Fox ESS precisou aumentar suas demandas, “houve a necessidade de ampliação para atender esse mercado do norte e nordeste, que cresce consideravelmente”, destacou.

Ainda de acordo com suas metas, a Fox ESS lançou uma série de inversores híbridos monofásicos modelos H1 (3~ 6 kW) e K (7~10,5kW) e inversores trifásicos H3 (5~12kW) e H3-PRO (15~30kW). Os trifásicos podem trabalhar com até 10 unidades, simultaneamente, possibilitando obter sistemas híbridos conectados ainda maiores. Estes inversores oferecem, segundo a empresa, diversas vantagens como: fornecimento de energia mesmo que haja queda por parte da rede de distribuição; redução dos custos de energia elétrica; geração de créditos de energia solar para abater nos valores da conta de luz e independência energética através de baterias para alimentar a residência.

A Fox ESS destacou ainda que os inversores são munidos de uma série de proteções para garantir tanto a segurança dos componentes internos como a dos equipamentos conectados que incluem: proteção contra polaridade reversa CC (Corrente Contínua), curtos-circuitos e sobretensão CA (Corrente Alternada), superaquecimento e anti-ilhamento; monitoramento de isolamento e de corrente residual.

Inversor híbrido monofásico (Divulgação: Fox ESS)

A expectativa da empresa para o segundo semestre deste ano é o mercado dos carregadores veiculares. Com o aumento nas vendas de carro elétrico no Brasil, a empresa sentiu a necessidade do investimento, “A Fox ESS já tinha no portfólio Europa e Ásia o carregador veicular, porque não trazê-lo para o Brasil também? Mas vale destacar que o produto que vem para o Brasil, principalmente para a região sudeste, é um pouco diferente da Europa, justamente pelo fato da tensão aqui ser diferente”, destacou Lopes.

Segundo Giulia Di Sipio, Gerente de Marketing da Fox ESS, a empresa já iniciou a conversa com algumas empresas que já estão comercializando carros elétricos no Brasil, no entanto, apesar ter avançado nas negociações, ainda não existe nada concretizado. “É preciso entender as necessidades de cada cliente, isso também inclui preço, mas a ideia é focar, principalmente, em parcerias com concessionárias que estão trazendo cada vez mais forte o carregador de carro”, finalizou.