Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Os consumidores da Enel Distribuição Ceará terão uma redução média nas tarifas de 2,81%. A tarifa definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta terça-feira, 16 de abril, deverá recuar em 2,10% para os consumidores enquadrados na alta tensão. Já para aqueles que estão na baixa tensão, o recuo nas tarifas fica em 3,03%.

A distribuidora atende 3,9 milhões de unidades e no ano passado teve faturamento de R$ 7,9 bilhões. Em 2023, a Revisão Tarifária Periódica da concessionária cearense chegou a 3,06%. O efeito médio de -2,81% decorre do reajuste dos itens de custos de Parcela A e B, que contribuíram para efeito médio de -7,83% e da inclusão dos componentes financeiros apurados no atual reajuste, que variaram 2,07% e da retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário.

De acordo com a Aneel, a redução dos custos com compra de energia veio pela substituição da compra via contratação bilateral por trâmites na modalidade de Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado de energia existente, com preço médio significativamente menor.