fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O mercado fio da Copel (PR) teve um crescimento de 10,3% no primeiro trimestre de 2024. A distribuidora divulgou seus dados na última quinta-feira, 18 de abril. Já mercado fio faturado, que considera a energia compensada de Geração Distribuída, teve um aumentou de 7,9% no período. De acordo com a Copel, o crescimento foi puxado pelo aumento das temperaturas. Toda as classes de consumo tiveram altas. O mercado cativo apresentou aumento de 11,7% no consumo nos primeiros três meses do ano. Já o cativo faturado, que considera a energia compensada de GD, aumentou 7,7% no trimestre.
Na classe residencial, o aumento de 19% veio em razão da elevada temperatura média do período e do aumento de 2% na quantidade de consumidores. No segmento comercial aumento de 14,8% foi causado em função do crescimento do consumo do comércio varejista em 13,4%, do consumo do Comércio por Atacado em 21,3% e do consumo de Serviços de Escritório e Apoio Administrativo em 71,3%. Já na classe rural, a subida ficou em 8,8%, ocasionada em virtude do crescimento de 7,4% do consumo com Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados e de 41,6% do consumo com Pesca e Aquicultura.
Na geração de energia, a Copel GT registrou 4.657 GWh de energia elétrica vendida, um aumento de 2,1%, por conta do aumento da energia vendida à Copel Mercado Livre. Nas eólicas, o total de energia vendida ficou em 1.121 GWh, aumento de 1,1%, causado pelo aumento da energia vendida em leilões regulados pelos Complexos Eólicos Aventura e SRMN. A UTE Araucária, que está em processo de venda, não foi despachada. O total de energia vendida pela companhia paranaense, composto pelas vendas da Copel-D, Copel GT, dos Complexos Eólicos e da Copel Mercado Livre em todos os mercados, atingiu 17.678 GWh no período, um aumento de 2,7%.