Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O novo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Marcio Rea, foi recebido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, horas depois de ter sido eleito pela assembleia geral do ONS. Rea vai substituir Luiz Carlos Ciocchi e terá um mandato de quatro anos, entre 2024 e 2028.

No encontro com o ministro, segundo o MME, foi  discutida a importância da confiabilidade do sistema e os desafios e liderança do Brasil para a transição energética. Silveira  teria destacado a necessidade de planejamento para garantir a segurança no suprimento energético, “24 horas por dia e sete dias por semana.”

Ele teria reforçado ainda que é preciso ser rigoroso, equilibrando segurança energética e modernização do sistema, para garantir a entrada das novas energias renováveis.

O diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) de São Paulo foi indicado por Silveira para o comando da instituição na cota do governo, como tradicionalmente acontece, e teve seu nome referendado pela assembleia.

Rea é formado em Administração de Empresas, com especialização em energia elétrica, e tem mais de 30 anos de experiência no setor elétrico. Ele iniciou a carreira na Companhia Energética de São Paulo (Cesp), hoje privatizada, onde exerceu a função de Diretor Administrativo, entre diversos outros cargos.

Foi secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e desde 2019 ocupava cargos de liderança na Emae, onde chegou a presidente em janeiro de 2020. Atualmente, também ocupa o cargo de diretor-presidente da Pirapora Energia S.A.