fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Cemig realiza um programa de manutenção preventiva na rede de distribuição que atende cerca de 2,3 milhões de clientes na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é diminuir as ocorrências na rede elétrica e reduzir o tempo de interrupção do serviço. A companhia pretende ainda investir R$ 58 milhões, somente em 2024, para aumentar a confiabilidade e resiliência da rede elétrica.
Entre as ações da iniciativa, a Cemig planeja realizar 250 mil podas de árvores e atuar em vistorias da rede de média tensão (urbana e rural) por meio de drones e equipamentos de termovisão, além de providenciar substituição de equipamentos (cruzetas, postes, isoladores e para-raios) e executar a limpeza de faixa em 6 mil km de redes de distribuição. A empresa também vai intensificar a realização de convênios com prefeituras municipais para manejo de vegetação.
De acordo com a distribuidora, durante o período seco, que vai de abril a setembro, é possível realizar maior volume de manutenções e trabalhar na rede elétrica de forma preventiva, inclusive utilizando equipes especializadas de linha viva (que trabalham com o sistema elétrico ligado). Para aproveitar ao máximo esse período, a Cemig intensifica mutirões trabalhando em várias cidades, com centenas de profissionais atuando no sistema elétrico. Em todo o estado, a Cemig vai investir R$ 311 milhões em manutenção preventiva na rede elétrica para beneficiar os 774 municípios da sua área de concessão.