Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Isa Cteep lançou na última segunda-feira, 29 de abril, a pedra fundamental da Subestação (SE) São Caetano do Sul, pertencente ao empreendimento em construção Interligação Elétrica Riacho Grande, que foi arrematado pela companhia no Leilão de Transmissão nº 01/20, da Aneel. Com 11,8 mil m² previstos de área construída, a nova Subestação São Caetano do Sul, vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas com o aumento da confiabilidade no fornecimento e da capacidade de atendimento à carga, permitindo o crescimento da cidade e da indústria local.

De acordo com a companhia, essa será sua primeira SE na região a contar com a solução GIS (Gas-Insulated Switchgear ou Aparelhagem Isolada a Gás, na tradução), ideal para centros urbanos, onde há restrições de espaço e ruído, chegando a ocupar uma área 75% menor que as subestações convencionais.

O empreendimento engloba duas linhas de transmissão subterrâneas de alta tensão de 345 kV, que somam 44,6 km, uma linha de transmissão aérea de 345 kV, com 9 km, a ampliação de duas subestações (Miguel Reale e Sul) e a construção uma nova compacta e abrigada com capacidade de transformação de 800 MVA de potência (São Caetano do Sul), ideal para centros urbanos. O projeto tem previsão de ser entregue até março de 2026.