Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP está lançando mais uma edição do Fundo A2E (Access to Energy), programa que seleciona e financia os melhores projetos de acesso a energia renovável em comunidades de países africanos. Organizações interessadas tem até o dia 29 de maio para apresentar iniciativas que contribuam para a promoção de energia limpa e inclusão energética.

O Fundo A2E dispõe de um milhão de euros e pretende financiar projetos em cinco geografias, Moçambique, Nigéria, Maláui, Quênia e Ruanda, países com índices altos de desigualdade energética. A EDP tem como objetivo apoiar soluções energéticas sustentáveis que contribuam para uma transição justa e inclusiva em comunidade de regiões mais isoladas e vulneráveis.

De acordo com a empresa, as últimas cinco edições financiaram 3,5 milhões de euros para 38 projetos apoiados. Essas iniciativas beneficiaram, direta ou indiretamente, a vida de quase 3 milhões de pessoas em sete países africanos. Estima-se que o continente africano represente mais de 80% da população mundial ainda sem acesso a eletricidade.

Assim como aconteceu nas edições anteriores, o Fundo A2E aposta novamente em cinco áreas prioritárias – educação, saúde, água, comunidade e negócios – e valoriza critérios de avaliação como impacto social, parcerias, sustentabilidade, potencial de expansão ou viabilidade técnica e financeira. Os projetos financiados podem envolver soluções que permitam, por exemplo, levar eletricidade e água potável a escolas e centros médicos, abastecer sistemas de irrigação de campos agrícolas e equipamentos de refrigeração de pequenos comerciantes ou apoiar o trabalho de artesãos.