Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou em seu boletim diário, IPDO, que às 17h20min da última quarta-feira, 1º de maio, ocorreu o desligamento automático da transformação da subestação Coremas, no estado da Paraíba. As causas estão sendo verificadas, mas já foi constatado atuação de proteção de falha do disjuntor 13,8 kV T1 da da Subestação (associado ao terciário do transformador 230/69 TR1). Como consequência houve interrupção de 128 MW de carga da Energisa Paraíba na região oeste do estado da Paraíba.

De acordo com o Operador, a normalização foi iniciada às 17h22min, quando foram transferidos 23 MW de cargas da SE Coremas, para a SE Campina Grande II, pela Rede de Distribuição. Às 17h41 foi normalizado o barramento de 69 kV e às 17h43 foi iniciada a recomposição das cargas, sendo concluída às 17h52.

O ONS destacou também que às 13h32min da última quarta-feira, 1º de maio, foram concluídos os testes de energização da LT 525 kV Guaíba 3/Capivari do Sul, 178km, no Estado do Rio Grande do Sul, permanecendo energizada e em carga. A inserção dessa linha, segundo o Operador, viabilizará a conexão de futuros parques eólicos no estado do Rio Grande do Sul e a melhoria do atendimento ao mercado do litoral norte do estado.

O ONS destacou também que às 16h34min foram concluídos os testes de energização de alguns equipamentos no estado do Rio Grande do Norte, como LTs e transformadores. A inserção dessa linha melhorará o atendimento às cargas da Cosern, atualmente atendidas a partir da SE Mossoró II.