fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Ministério de Minas e Energia criou o Programa de Planejamento Estratégico Participativo e Gestão de Riscos. A ideia é estabelecer metas e ações para alcançar objetivos a longo prazo considerando os recursos próprios e externos. Entre as características está o planejamento estratégico participativo à implementação, monitoramento e avaliação da estratégia para aprimoramentos, cumprimento de mandatos e aprendizagem organizacional.
O programa contará o envolvimento da alta gestão e estimulação a programas de capacitação continuada para os colaboradores. As diretrizes contemplam propostas para facilitar a identificação e o tratamento de oportunidades e ameaças; aprimorar os controles internos da gestão; melhorar a eficácia, a eficiência e a efetividade operacional; aperfeiçoar a prevenção de perdas e a gestão de incidentes, bem como fortalecer a governança do MME.
A Portaria publicada no Diário Oficial da União também institui o Comitê Técnico da Gestão Estratégica e Riscos (CTGER). De caráter permanente e de função tática, objetivará avaliar o andamento dos programas, projetos e ações estratégicas da pasta. Será composto por um representante da Secretaria-Executiva, que o coordenará; e de outras como de Geologia, Mineração e Transformação Mineral; Transição Energética e Planejamento; Energia Elétrica e Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
As reuniões acontecerão bimestralmente e em caráter extraordinário, sempre que se fizer necessário, por proposição fundamentada de um ou mais dos seus membros, de forma presencial ou por videoconferência. As deliberações se darão por meio de Resolução, observada a maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. Em caso de empate, o coordenador exercerá o voto de qualidade. Todas as ações mencionadas acima começam a valer a partir de 3 de junho desse ano.