fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Fortescue, empresa global de energia verde, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do seu Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), anunciaram na última terça-feira, 07 de maio, uma parceria que visa estabelecer um grupo de trabalho dedicado a desenvolver iniciativas de apoio à geração de empregos e qualificação de trabalhadores nos setores ligados à energia renovável e economia verde.
A Fortescue é uma empresa de matriz australiana que está construindo um portfólio global de projetos de hidrogênio e amônia verdes, energias renováveis, como eólicas e solar fotovoltaica, e soluções tecnológicas para a uma revolução verde que descarbonize o mundo. No Brasil, a Fortescue desenvolve o projeto para produção de hidrogênio verde (H2V) avaliado em US$ 5 bilhões no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Estado do Ceará. Somente na fase de construção, a expectativa é que sejam gerados 5 mil empregos no pico.
A parceria é parte prevista do avanço do projeto da Fortescue, que está em fase de pré-viabilidade e cujo avanço para a fase de construção depende de uma decisão final de investimento da empresa. A assinatura para criação da cooperação com o grupo de trabalho concentra esforços em várias frentes importantes para a transição energética e também para uma economia baseada em valores sustentáveis, com foco particular na cadeia de valor do H2V.
A FIEC destacou que está muito focada e preparada em tocar esses projetos, que são revolucionários não só no Ceará, mas em qualquer lugar. A Federação se sente honrada em saber que a Fortescue, juntamente com o SENAI, e com todo corpo técnico estão unidos para que possam ser dadas respostas às essas necessidades.