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Recentemente o Ministério de Minas e Energia abriu um processo disciplinar junto a Aneel contra a EnelSP, devido a sequência de falta de energia na capital paulista. Segundo o presidente da Enel no Brasil, Antonio Scala, o rompimento dessa concessão não deverá acontecer, pois a companhia está cumprindo todos os requerimentos do contrato. “Isso não significa que não queremos investir recursos e dinheiro para melhorar mais a qualidade do serviço. A situação contratual é robusta e estamos trabalhando e investindo num plano para entregar isso aos clientes”, disse.
Questionado sobre um possível novo apagão em São Paulo, Scala declarou que a Enel está trabalhando em algumas frentes. “Estamos apostando na melhora do plano de contingência, que já foi implementado no começo desse ano, melhorando as ferramentas do prognóstico meteorológico, incrementando a capacidade de atendimento comercial e cliente e melhorando a comunicação com os clientes. Também estamos trabalhando em toda a manutenção preventiva, inspeções da rede e implementação de ações corretivas e neste ano esta em curso o plano de poda, que pretendemos fazer mais de 60 mil podas, quase o dobro do que foi realizado no ano passado”, explicou.
O executivo também pontuou que um dos pilares é o plano de investimentos da companhia, que segundo ele, a Enel irá investir cerca de R$ 2 bilhões por ano para os próximos três anos em São Paulo, número esse que está dentro dos R$ 6,2 bilhões anunciado anteriormente pela empresa.
Dentre esses objetivos, a Enel espera reduzir o tempo médio de atendimento aos clientes em 50%, já que recentemente alguns números mostravam que o tempo estavam em torno de 12 horas. Segundo Scala, em SP foi montado um projeto interno bem estruturado para atingir o objetivo.
Já com relação a CPI que foi instaurada na Assembleia Legislativa do Ceará para a suspenção do contrato da Enel no Ceará, Scala declarou que assim como em São Paulo a companhia respeita e que o plano de melhora também passa pelo mesmos pilares: contingência, prevenção e investimentos para entregar melhor qualidade para os clientes.
Contratação de novos profissionais
Hoje a companhia apresentou em São Paulo a primeira turma de contratados que farão parte do contingente de 1.200 novos profissionais que reforçarão as equipes de campo nos próximos 12 meses. Essa é a primeira etapa do robusto plano de contratações da empresa, que irá quase dobrar o número de colaboradores próprios para o atendimento de emergência, manutenção e combate às perdas. A companhia já realizou a contratação de mais de 180 novos profissionais.
“A Enel tem total compromisso com o Brasil e com São Paulo. Queremos atingir um nível de excelência na prestação dos nossos serviços e contribuir com a formação de jovens para ingresso no mercado de trabalho. Estamos quase dobrando o número de colaboradores próprios na nossa operação em campo, o que vai permitir mais agilidade e eficiência no restabelecimento da energia”, ressaltou Scala.
A Enel São Paulo anunciou também dois programas de formação voltados para jovens eletricistas. Um deles é o Jovem Aprendiz, que exige uma cota mínima de vagas abertas correspondente a 5% do quadro de cargos técnicos da companhia. A Enel São Paulo assumiu o compromisso de dobrar essa meta em 2024, chegando a 10% dos cargos, com a seleção de 200 jovens, ainda no segundo semestre deste ano, para uma capacitação que deve ter início em setembro e durar até 15 meses.