fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Pouco mais de 286 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, segundo balanço divulgado pelo governo do estado na manha desta segunda-feira, 13 de maio. Desse total, 142,8 mil pontos (7,9% do total de clientes) são da área de concessão da CEEE Equatorial e 143,2 pontos (4,7% do total) dos municipios atendidos pela RGE Sul.
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou no domingo (12) que a usina hidrelétrica 14 de Julho saiu do estado de emergência para o de alerta, enquanto a UHE Dona Francisca saiu do estado normal para o de alerta.
Segundo o boletim da Aneel, estão em estado de atenção as barragens das usinas de Bugres (Barragem Blang e Divisa), Canastra e Furnas do Segredo; e continua em estado de emergência a de Salto Forqueta. Já a subestação Nova Santa Rita, que deixou indisponíveis 16 linhas de transmissão, continua desligada.
O Ministério de Minas e Energia também divulgou nota com informação sobre o restabelecimento da energia para 81 mil unidades consumidoras nas últimas 48 horas. O governo federal flexibilizou temporariamente o percentual da mistura de biodiesel ao óleo diesel e do etanol à gasolina, para garantir o abastecimento desses combustíveis. A medida vale para os municípios de Canoas, Esteio, Rio Grande e Santa Maria.