Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Grupo Energisa celebrou o contrato de compra e venda de ações com a Infra Gás e Energia, empresa que deterá 51% das ações da Norgás – holding com participação em distribuidoras de gás canalizado em cinco estado do Nordeste. O valor do investimento total será de aproximadamente R$ 890 milhões. Com isso, o Grupo Energisa passará a ser acionista indireto não controlador da Cegás, Copergás, Algás, Potigas e Sergas, que oferecem o serviço de distribuição de gás nos estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe, respectivamente, que representam cerca de 13% do mercado não-termelétrico do país.

De acordo com a companhia, a operação ocorre quase um ano após a entrada da Energisa no mercado de distribuição de gás natural, que teve início com o fechamento da compra da concessionária ES Gás, em julho de 2023. A operação faz parte da estratégia do grupo de diversificação de seu portfólio de energia e a escolha dos ativos é explicada pelo elevado potencial de crescimento do mercado no Nordeste, com a expansão da demanda dos segmentos industrial, comercial e residencial, além das grandes reservas do combustível na região.

A conclusão da aquisição está sujeita à análise e aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, exigência comum em contratos de compra e venda. A Companhia manterá os acionistas e o mercado em geral informados sobre a operação, nos termos da regulamentação aplicável. Até lá, as operações seguirão de forma independente.