fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) criou um Comitê de Acompanhamento (CAC) para avaliar os efeitos potenciais do cenário no mercado de energia e sugerir medidas adequadas para fornecer o apoio necessário aos seus associados neste momento difícil devido aos eventos climáticos extremos que acometem o estado do Rio Grande do Sul. Os pedidos dos agentes serão recebidos e analisados pelo comitê, que também trabalhará com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para avaliar medidas viáveis para garantir a continuidade das operações dos agentes.
Diante de todo esse cenário, a CCEE, em linha com as atuações tomadas pelo Ministério de Minas e Energia, decidiu que irá suspender a instauração de qualquer processo de desligamento de empresas que estão sofrendo as consequências das enchentes na região até que haja uma decisão final da Aneel sobre os casos. As ocorrências serão avaliadas individualmente pela equipe de Monitoramento da Câmara, conforme encaminhamento do assunto em interações do CAC junto à órgão regulador.
O Comitê continuará responsável por receber e analisar os pedidos dos agentes, no âmbito das operações da CCEE, e interagir com a Aneel para avaliar o aprofundamento das medidas excepcionais para o Rio Grande do Sul. O CAC está à disposição dos órgãos do governo e dos associados para interagir e viabilizar alternativas, a fim de que seja possível prosseguir de forma segura e ágil na mitigação dos reflexos operacionais deste cenário de calamidade pública.