Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) segue em alta, tendo já acumulado até abril 72% do volume negociado no ano passado, atingindo 240 mil GWh. Um dos destaques é a comercialização em tela, cujo acumulado atingiu 63 mil GWh e supera em 5% todo 2018, que até então registrava a melhor marca anual. Em comparação com 2023, período de baixa volatilidade, o incremento é de 206%.

Só em abril foram negociados 59,6 mil GWh, alta de 118% em relação ao mesmo mês de 2023 e de 18,2% em comparação a março passado. O montante foi dividido em 7.200 operações, subindo 442% na comparação anual e redução de 8,7% em relação ao mês anterior. Já o montante financeiro atingiu R$ 6,5 bilhões, o que representa 187% de alta em relação ao mesmo mês de 2023 queda de 2,6% em comparação com março.

Segundo o diretor de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE, Eduardo Rossetti, foi observada uma ligeira redução de ritmo entre março e abril, tendo em vista que janeiro e fevereiro registraram fortes movimentos. Todos os meses do ano, entretanto, têm se mantido ao menos dois dígitos acima de 2023. “Um dos grandes marcos de abril foi a volatilidade ocasionada pela abrupta redução do preço da energia com vencimento para 2024 e 2025”, explica, ponderando que um dos fatores foi a revisão da carga abaixo do esperado, além da pluviosidade que, no final de março, estava acima da média no final.