Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Enel Green Power lidera pelo segundo mês consecutivo o ranking de parques eólicos mais eficientes do Brasil, segundo levantamento da ePowerBay com base em dados de março de 2024 divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Em primeiro lugar está a EOL Ventos de Santo Abraão, seguida por Umburanas 6, da Engie, e Boa Vista da Lagoinha, também do braço de renováveis do Grupo Enel.

A pesquisa indicou os 20 parques com as melhores performances do período, todos localizados na Bahia. Desse montante 14 são de posse da EGP. Outro ponto é que dos quatro parques que ultrapassaram 50% de Fator de Capacidade (FC), três são da geradora: os dois já citados acima e Ventos de Santa Esperança 15. E dos cinco ativos com melhor colocação, quatro contam com aerogeradores da Vestas.

O FC médio dos 20 empreendimentos foi de 46,87%, sendo que todos operaram acima de 43,13% de eficiência, totalizando 602 MW. A pesquisa abrange 1.065 parques entre 32.257 MW , com um FC de 35,4% no acumulado dos últimos 12 meses, sendo o estado do Maranhão com melhor desempenho com48,1% de FC. Nessa base de comparação, março de 2024 foi o mês de menor eficiência para a eólica, que cresceu 5,8 GW (21,64%) no período.

No início de abril, a EGP iniciou a operação comercial de mais 348 MW de capacidade instalada, com a inauguração do Complexo Eólico Aroeira (BA). Com investimento de R$ 2,1 bilhões, a usina tem capacidade de gerar 1.800 GWh por ano. Também na Bahia, o Complexo Eólico Pedra Pintada, com aporte de R$ 1,8 bilhão, está em fase de conclusão e poderá gerar 894 GWh por ano.