fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Eletrobras inaugurou o novo Centro de Operação Rio de Furnas, que integra, na Subestação de Jacarepaguá, as atividades de teleassistência e telecomando de instalações de geração e transmissão situadas em São Paulo, Rio de Janeiro e regiões do Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. Com a readequação, o Centro de Operação São Paulo, que funcionava na Subestação Campinas, teve suas atividades encerradas.
Até meados do ano passado, a subsidiária contava com cinco centros do tipo, consolidados agora em apenas dois. Além do CO Rio, a empresa conta com o CO Minas. A expectativa é que a reconfiguração represente economia anual de até 40% nos custos gerais em comparação à antiga estrutura. Em junho, o projeto completará a sua última fase ao direcionar as atividades do Centro de Operação do Sistema, localizado na SE Grajaú (RJ), também para os centros mencionados acima.
As adequações tiveram como prioridade manter a qualidade e a segurança das operações. Todos os grandes troncos de alimentação, tanto do RJ quanto de SP, derivam basicamente das mesmas fontes: usinas ligadas ao tronco de 765 kV, bem como as conectadas aos troncos de 500 kV e de 345 kV e ao elo de corrente contínua.
“Concluímos que a fusão dos dois centros na SE de Jacarepaguá será capaz de otimizar tanto a produtividade operacional quanto das instalações, pois eliminamos as redundâncias”, comenta o diretor de Operação e Manutenção de Furnas, Francisco Arteiro. Ele também ressalta que o processo contou com realocação de profissionais, mas sem desligamento de funcionários.
A unificação iniciou em agosto de 2023, quando houve a junção dos COs Minas e Goiás. Para atender a nova estratégia da holding, a unidade goiana foi descontinuada e suas atividades absorvidas pelo centro instalado na área da usina de Furnas, em São José da Barra (MG). Na nova estrutura, o CO Minas é responsável pela supervisão dos empreendimentos associados às subestações de Brasília, Goiás e Minas Gerais, que abrangem troncos de 345 kV e interligação 500 kV.