fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Veolia está instalando painéis fotovoltaicos em três de seus Centros de Gerenciamento de Resíduos (CGR), no Brasil. O projeto está sendo implantado nas operações de Brusque e Blumenau, em Santa Catarina, e na capital paulista. A iniciativa faz parte dos planos de descarbonização da companhia, que investe em projetos que utilizam energia renovável em suas operações.
Ao todo, serão instalados 779 painéis nos três CGRs, que funcionarão no modelo de minigeração distribuída, e terão capacidade para gerar 550 mil kWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 458 casas, com consumo médio mensal de 100 KWh.
De acordo com a empresa, no CGR Blumenau quase a metade da energia consumida será proveniente de painéis fotovoltaicos, reduzindo o consumo da rede de energia em cerca de 50%. Recém ingressado no mercado livre, o CGR deixará de consumir diesel no horário de ponta e passará a utilizar 100% de energia renovável. Já nos CGRs de Brusque e São Paulo, a energia consumida proveniente das placas fotovoltaicas será em menor proporção do que a resultante da concessionária de energia.
A médio prazo, o projeto tornará os CGRs administrados pela Veolia autossustentáveis, uma vez que serão capazes de produzir a própria energia a partir de fontes renováveis, promovendo a descarbonização de suas operações.