Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Cemig tem implementado tecnologias para aprimorar a resiliência de seu sistema de distribuição e está aumentando o número de religadores automáticos em seu parque. Somente neste ano, o investimento em automatização da rede elétrica em sua área de concessão será da ordem de R$ 120 milhões. Ainda em 2024, a Cemig irá instalar um total de 3.300 religadores em toda a sua área de concessão. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), serão 546 aparelhos, em um investimento de R$ 25 milhões.

Com a instalação de mais equipamentos ao longo deste ano, a Cemig passa a ter mais de 36 mil destes aparelhos compondo seu sistema de Distribuição. Caso haja um problema na rede elétrica de distribuição, como um curto-circuito, os religadores automáticos realizam a abertura do circuito para proteger pessoas e equipamentos.

Segundo a distribuidora, a maioria das falhas de alimentação é passageira e é provocada por ventanias, raios ou materiais externos em contato com a rede elétrica, esses equipamentos são configurados para realizar ciclos de aberturas e fechamentos do sistema elétrico. Essa capacidade soluciona, na maioria das vezes de forma rápida, essas ocorrências temporárias, além de isolar os trechos com defeitos, em casos mais complexos.