Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou na noite da última terça-feira, 21 de maio, o boletim com a atualização das inundações no Rio Grande do Sul. De acordo com a agência reguladora, o nível de segurança das barragens não sofreu alterações, Bugres continua em estado de emergência; Canastra, Furnas do Segredo, Quebra Dentes, Cachoeira Cinco Veados e Rincão de São Miguel estão em estado de atenção; e 14 de Julho, Dona Francisca, Salto Forqueta, Salto do Gassupi estão em estado de alerta.

Na distribuição houve redução no número de consumidores interrompidos em relação ao informado na última segunda-feira, 20 de maio. Atualmente cerca de 170 mil clientes estão sem fornecimento de energia. Ainda devido às inundações, segue desligada a subestação Nova Santa Rita, que deixou fora de operação 16 importantes linhas de transmissão. Segundo a Aneel, isso fragiliza a conexão entre os sistemas de transmissão e deixa os sistemas remanescentes sobrecarregados e mais suscetíveis a novas contingências que podem levar a cortes de cargas.

O governo do Rio Grande do Sul informou que a distribuidora RGE Sul conta com 89.500 clientes com energia interrompida, o que equivale a cerca de 2,9% dos clientes da distribuidora; e a CEEE Equatorial tem atualmente 71.103 pontos sem energia elétrica, o que corresponde a cerca de 3,8% dos clientes da companhia.

Mesmo com a melhora das condições climáticas em alguns municípios do RS, muitos consumidores seguem com o fornecimento de energia interrompido em virtude de questões de segurança. A Aneel destacou que continua atuando para que a religação da energia seja segura e rápida.

As mobilizações de ajuda ao Rio Grande do Sul não param e a Copel, distribuidora do Paraná, se mobilizou ao longo das últimas semanas para arrecadar doações que estão sendo destinadas pela Defesa Civil do Paraná à população afetada pelas enchentes no RS. A empresa também organizou o envio de materiais, que estão sendo transportados ao estado gaúcho em veículos próprios e de parceiros.

A companhia enviou ao município gaúcho de Estrela 1,1 mil colchões e mais 1,3 mil itens de limpeza – como baldes, vassouras, escovas e luvas -, além de 51 mil sacos de plástico para várias utilidades. Na última segunda-feira, 20, mais um caminhão partiu de Curitiba, levando pallets de madeira para uso em abrigos na região de São Leopoldo-RS.

De acordo com a companhia, os empregados têm atuado em mutirões de organização das doações junto à Defesa Civil do Paraná, e realizaram campanhas de arrecadação para auxiliar no suporte às famílias desalojadas. A primeira fase deste trabalho resultou na arrecadação de 3,2 mil peças de vestuário, 3,3 mil litros de água, cerca de duas toneladas de alimentos e ração para animais, além de 23,4 mil itens de limpeza e higiene.