Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O programa de eficiência energética industrial PotencializEE – atualmente em implementação em São Paulo – e a Finep fecharam parceria para que as empresas participantes tenham acesso automático e simplificado ao Finep Inovacred, linha de financiamento com taxa de juros atrelada à taxa referencial e que gira em torno de 7% ao ano. A celeridade no financiamento e taxa baixa de juros são a base da linha de crédito que já está disponível às pequenas e médias empresas integrantes do programa.

A linha tem prazo total de carência de até 2 anos e prazo de pagamento de até 8 anos para amortização do principal. O procedimento simplificado estará disponível para as empresas participantes do programa PotencializEE e o financiamento será realizado apenas pelos agentes financeiros credenciados pela Finep.

Luiz Lubi, da agência de cooperação alemã GIZ, coordenador do PotencializEE, pondera que apenas o fato de as empresas serem enquadradas automaticamente nessa linha da Finep, que possui condições muito atrativas, é uma grande vantagem para esse perfil de empresas, que encontram dificuldades em acessar o crédito. Segundo ele, a linha estará disponível aos projetos chancelados pelo Senai do ponto de vista técnico. O Senai é responsável pela realização dos diagnósticos energéticos que incluem a análise de viabilidade técnica e financeira dos projetos de eficiência energética das PMEs industriais.

Os interessados devem se inscrever no site do programa. Estão elegíveis ao PotencializEE indústrias de qualquer setor, desde que possuam faturamento de até R$300 milhões por ano, tenham até 499 colaboradores e estejam situadas no estado de São Paulo.