fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Isa Cteep anunciou o investimento de R$ 45 milhões na modernização da Subestação Dracena, localizada no município de mesmo nome, no interior do Estado de São Paulo. A SE, além de ser responsável por abastecer, diariamente, 100% da população da cidade, ou seja, mais de 48 mil habitantes, se caracteriza como uma instalação de interesse sistêmico, que faz parte do sistema de escoamento da geração hidrelétrica da bacia do rio Paranapanema e exerce a função de coletora de energia renovável de diversas tecnologias, como usinas térmicas à biomassa e usinas fotovoltaicas, para direcionar elevados montantes de geração para a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A empresa informou que a obra acontecerá entre os meses de março e novembro e contemplará a modernização do setor de atendimento à rede de alta e média tensão, por meio da substituição de cerca de 200 equipamentos, como disjuntores e chaves, além da digitalização dos sistemas de controle da subestação. Com isso, a confiabilidade e a disponibilidade do fornecimento de energia à distribuidora local aumentarão, as tomadas de decisões pela empresa se tornarão mais assertivas e, em casos de eventuais desligamentos, o restabelecimento do serviço será mais rápido.
A modernização é necessária, porque todos esses equipamentos têm renovação programada ao final de sua vida útil com a finalidade de garantir o funcionamento adequado dos ativos.
No caso de eventuais instabilidades na transmissão de energia durante o período de obras, a Isa Cteep conta com o Plano de Atendimento Emergencial para a Subestação Dracena, que estabelece o planejamento de contingência a ser seguido por diversas áreas da companhia para o pronto atendimento de emergências, com a finalidade de direcionar as instruções necessárias para uma eficaz ação de controle.