Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A fazenda Dom Perignon, do Grupo Sementec, localizada no município de São Desidério/BA, dobrou a sua safra por meio de um projeto de irrigação movido por energia solar e térmica. Sob a gestão da Loop Energia, a implementação desse sistema transformou a paisagem agrícola e evidenciou a capacidade de inovação do setor.

O projeto de irrigação abastece-se por meio de oito poços artesianos, sete pivôs centrais e três piscinões de armazenamento com capacidade total de 600 milhões de litros de água, atendidos por uma rede interna e privada de média tensão de 34.5kV em uma distância de 21 km. O sistema isolado (off -grid), conta com uma usina fotovoltaica de 1.2 MW, são mais de 2.210 módulos bifaciais de 545kW da JA Solar, de tecnologia half-cell 72 células conectados a nove inversores da marca PHB agregados a um sistema de energia térmica composto por cinco motores, três de 700kW e dois de 550kW.

E para controlar e gerenciar a tecnologia das redes inteligentes (smart grid), foram utilizados os controladores da dinamarquesa Deif. Para um dos responsáveis pela execução do projeto, Bruno Lopes, esta integração inteligente não só assegura a segurança energética, como também otimiza a operacionalização do sistema, resultando em uma produção agrícola mais estável e sustentável.

Vale destacar que muitos ganhos significativos foram alcançados com o projeto, incluindo eficiência energética e a redução no consumo de diesel em até 70%. Antes, o gasto com diesel de 4 mil litros por dia, 120 mil litros por mês, baixou para mil litros dia, representando uma economia de uma safra de quatro meses em mais de R$ 2 milhões. Além disso, a implementação da tecnologia smart grid possibilitou um aumento impressionante na produtividade, elevando a safra de soja de 40-60 sacas por hectare para mais de 100 sacas, resultando um incremento de produtividade que ultrapassa R$ 5 milhões.

O representante comercial da Loop Energia na região, Herykson Saraiva, destaca a importância das parcerias estratégicas na realização deste projeto pioneiro, ressaltando a vanguarda tecnológica da Loop e a excelência dos equipamentos fornecidos pela distribuidora PHB Solar e a fabricante de módulos JA Solar. O compromisso com a qualidade e a eficiência é evidente em cada aspecto deste projeto.

Já o gerente de irrigação da fazenda Dom Perignon Tarcíso Antonio, garante que os benefícios são incomparáveis. “Estamos felizes com os ganhos na produção, mitigação de riscos e perdas, e previsibilidade na colheita das safras, com custos em média de apenas 6 sacas de soja por hectare, que nos mostrou na prática ser um projeto economicamente viável, com independência e segurança energética através das redes inteligentes (smart grid)”, disse.