Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou o rating de longo prazo ‘AAA (bra)’ para a Copel e as subsidiárias integrais Copel Geração e Transmissão, Copel Distribuição e Copel Serviços. Ao mesmo tempo, a perspectiva dos ratings corporativos foi mantida como estável. De acordo com a agência, a manutenção da nota reflete o sólido perfil de negócios da companhia, com importantes e rentáveis ativos de geração, transmissão e distribuição que contribuem para diluir os riscos operacionais e regulatórios. O rating é o mais alto possível na escala da Fitch.

A Fitch destaca a alavancagem Financeira Permanece Conservadora da Copel, em torno de 2,5 vezes para os próximos dois anos, em base consolidada. O rating considera os efeitos do pagamento do bônus de outorga para renovação das concessões das usinas hidrelétricas em 2024 e os investimentos mais intensivos na distribuidora até a próxima revisão tarifária em 2026.

Outro ponto destacado foi o perfil de negócios, considerado forte e beneficiado pela diversificação e relevância de seus ativos operacionais no setor elétrico brasileiro. Os ganhos de eficiência na distribuição e o fluxo de caixa positivo, cujo desempenho dos principais negócios suporta os investimentos esperados do biênio, também foram citados pela Fitch.