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O Rio Grande do Sul continua com mais de 100 mil consumidores sem fornecimento de energia elétrica. Os dados são do balanço do governo do Estado publicado na manhã desta segunda-feira, 27 de maio. A maior parte está na área da RGE Sul com 65,4 mil clientes sem energia e na da CEEE Equatorial o número é de 38,8 mil consumidores nessa situação. Esse volume é menor do que o reportado na noite do domingo que era de mais de 110 mil unidades sem energia.
Já segundo a Aneel no boletim mais recente, de domingo à noite, eram mais de 150 mil consumidores sem energia. Na RGE somavam 97,2 mil clientes interrompidos, o que equivale a cerca de 3,2% dos clientes da distribuidora, na CEEE Equatorial estava em 60 mil clientes interrompidos, o que equivale a cerca de 3,4% dos clientes da distribuidora. Além disso, eram 565 clientes interrompidos na Certel e outros 858 na Certaja.
O nível de segurança das barragens alterou em relação ao que foi informado no sábado. A barragem Furnas do Segredo saiu do nível de atenção para normal. Ainda há barragem em estado de emergência, a Bugres (Barragem Salto). Em estado de atenção seguiam a Canastra, Quebra Dentes, Cachoeira Cinco Veados e Rincão de São Miguel. E em estado de alerta continuam a 14 de Julho, Dona Francisca, Salto Forqueta, Salto do Gassupi.
Dados da agência reguladora sinalizavam ainda que devido às inundações, seguia desligada a subestação Nova Santa Rita, que deixou fora de operação 16 importantes linhas de transmissão. “Isso fragiliza a conexão entre os sistemas de transmissão e deixa os sistemas remanescentes sobrecarregados e mais suscetíveis a novas contingências que podem levar a cortes de cargas”, alertou a Aneel.
Na manhã desta segunda-feira, a CEEE Equatorial, relatou 31,8 mil clientes desligados por questões de segurança, em áreas alagadas, atendendo às solicitações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das prefeituras. Em Porto Alegre, há 22,6 mil clientes sem energia que foram desligados por motivos de segurança.
A concessionária afirma que os esforços são grandes e reafirmou o compromisso de restabelecer o fornecimento de energia para todos os clientes o mais breve possível. Está realizando inspeções periódicas e recorrentes nas áreas afetadas para identificar e atuar no religamento de regiões onde seja possível, mediante a redução do nível da água, sempre preservando a segurança como fator fundamental de decisão.