Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Fitch Ratings manteve o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’ para a Sinop Energia, empresa que administra a UHE Sinop (401,8 MW – MT). A perspectiva foi revisada de negativa para estável, em relação à segunda emissão de debêntures no montante de R$ 236 milhões, com vencimento marcado para junho de 2032.

De acordo com a Fitch, a classificação indica que a Sinop Energia não depende de seus garantidores para o repagamento de dívidas. A Sinop apresenta métricas em linha com o rating ‘AA(bra)’, o que justifica também a Perspectiva Estável. O rating não está limitado à qualidade do crédito do garantidor mais fraco. Além da melhora nos índices de disponibilidade, os resultados estáveis dos últimos anos demonstram a forte liquidez da empresa.

A classificação considera a redução do risco de suprimento pela adesão ao Mecanismo de Realocação de Energia, além da contratação do seguro SP-95 para a parcela da energia vendida no mercado regulado, o que limita a exposição ao GSF. A conquista também reflete o estágio operacional do projeto, como a contratação de 91,2% de garantia física em Contratos de Compra e Venda de Energia do mercado regulado, do mercado livre e do limitado risco de operação e manutenção.

Para Sergio Aguiar, diretor Administrativo Financeiro e de Relação com Investidores da Sinop Energia, a reafirmação da nota reitera que a governança corporativa segue  correta, mantendo a responsabilidade com os investidores, a sociedade e com a própria geração de energia.