fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica lançou a campanha “Ficar sem luz é fogo. Incêndios apagam sua energia”, o objetivo é conscientizar a população brasileira sobre os riscos de desligamentos das redes elétricas devido a incêndios principalmente na época seca do ano, cujo período crítico vai de julho a outubro.
Neste ano, a campanha também tem o objetivo de alertar as concessionárias de transmissão de energia elétrica sobre a importância de realizarem as limpezas de faixa (supressões vegetais) em suas linhas de transmissão antes do início do período mais crítico do ano, que é quando ocorre o maior número de queimadas e de desligamentos de linhas de transmissão. Sem a supressão da vegetação localizada embaixo das linhas de transmissão, os riscos de uma queimada passar por baixo das linhas e provocar curtos-circuitos aumenta muito, podendo provocar blecautes que prejudicam todo o país.
Segundo a Aneel, além da falta de manutenção das faixas das linhas de transmissão, a ocorrência de queimadas e incêndios florestais é uma grande preocupação. Esses incidentes são verificados principalmente no Piauí, Maranhão, Bahia, Tocantins e Goiás, além de outros estados e regiões do país. Todavia, devido ao fato de o sistema elétrico brasileiro ser quase todo interligado, uma queimada em um local remoto de algum desses estados pode causar desligamentos “em cascata” de linhas de transmissão em todo o país, aumentando o risco de grandes ocorrências de interrupção de energia.
A campanha da Aneel de 2024 é composta por vídeos, materiais para redes sociais e spots de rádio que orientam a população a ligar para o número 193, dos Bombeiros, sempre que identificar fogo próximo às torres de transmissão. Além disso, o conteúdo educativo traz medidas preventivas para evitar ocorrências no dia a dia. Os materiais da campanha serão disponibilizados na página da campanha de prevenção de incêndio no site da Aneel.