Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Após os eventos climáticos severos que afetaram o Rio Grande do Sul, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) se prontificou a reunir e padronizar informações sobre consumidores que sofreram com interrupções no fornecimento devido às enchentes, para enviá-los às distribuidoras, permissionárias e cooperativas que atendem a região e que enfrentam desafios para obter estes dados.

A CCEE também solicitou o auxílio dos seus associados com unidades consumidoras no estado para que informem quais dos seus representados ficaram sem energia e por qual período. Em seguida, encaminhará estes resultados para os agentes gaúchos.

Vale lembrar que recentemente a Câmara instituiu um Comitê de Acompanhamento (CAC) para avaliar possíveis impactos do cenário no mercado de energia e propor medidas de apoio aos seus associados. Em linha com as atuações tomadas pelo Ministério de Minas e Energia e a Aneel, a organização decidiu, ainda, que irá suspender a instauração de qualquer processo de desligamento de empresas que estão sofrendo as consequências das enchentes na região.

O Comitê de Acompanhamento continua responsável por receber e analisar os pedidos dos agentes, no âmbito das operações da CCEE, e interagir com as demais instituições para avaliar o aprofundamento das medidas excepcionais para o estado. O CAC está à disposição dos órgãos do governo e dos associados para o envio de solicitações e para viabilizar alternativas, a fim de que seja possível prosseguir de forma segura e ágil na mitigação dos reflexos operacionais deste momento excepcional.