A Enel SP realizou um levantamento que mostra que, em 2023, foram registradas 500 colisões contra postes da rede elétrica em toda a sua área de concessão, o que equivale a uma média de mais de uma batida em postes por dia. Considerando somente os primeiros quatro meses deste ano, foram registradas 132 ocorrências nos municípios atendidos pela empresa contra 106 no mesmo período do ano passado, um aumento, expressivo de 26%.

O levantamento, segundo a distribuidora, revela que a capital foi a região com maior número de colisões, registrando 92 ocorrências. Na sequência, estão os municípios de Osasco, com 6 colisões e São Bernardo do Campo, com 5 colisões.

A empresa informou que após as colisões, os postes danificados são encaminhados para uma empresa de reciclagem, onde seus resíduos são transformados e reutilizados na construção civil. Essa prática não apenas evita o descarte inadequado de materiais, mas também promove a economia circular, contribui para a sustentabilidade ambiental e incentiva o uso consciente dos recursos naturais.