A Eletrobras doou equipamentos para a implantação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica à população da aldeia Kururuzinho, da etnia Kayabi, no Mato Grosso. Os equipamentos avaliados em R$ 117 mil vão viabilizar o abastecimento de água da unidade de saúde da aldeia e cerca de 175 pessoas serão atendidas pelo novo sistema.
De acordo com a Eletrobras, a doação foi feita para o Departamento Sanitário Especial Indígena Kaiapó e a Associação Indígena Kawaip Kayabi. Os recursos são do Plano Básico Ambiental Indígena da Hidrelétrica Teles Pires, localizada na Amazônia, entre os estados do Mato Grosso e Pará. Entre os equipamentos, foram entregues os materiais do sistema fotovoltaico autônomo, para proteção, distribuição e comando, iluminação, condutores, acessórios e equipamentos de bombeamento de água.
A usina Teles Pires foi responsável pela aquisição e entrega dos materiais, enquanto o DSEI Kayapó ficará responsável pela instalação e manutenção do sistema solar, que passa a ser uma estrutura do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena.