Os consumidores paulistas lideram a busca por crédito para implantação de sistemas solares em telhados e pequenos terrenos no primeiro trimestre desse ano na plataforma Meu Financiamento Solar. O mapeamento aponta representatividade de 14,4% de São Paulo frente ao total de pedidos, seguido por Pará e Bahia, com 10,7% e 9,3% da procura no país. O Top 5 ainda tem Mato Grosso e Pernambuco.

SP registra também a maior potência instalada da fonte na geração própria. De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a região possui mais de 3,9 GW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

O estado possui mais de 412 mil conexões operacionais, espalhadas por 645 municípios, ou 100% dos municípios paulistas. Atualmente são mais de 486 mil unidades que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Já o Pará possui mais de 106 mil consumidores abastecidos pela geração própria solar. O estado tem atualmente mais de 82 mil conexões da fonte em telhados, fachadas e pequenos terrenos, espalhadas por 143 cidades, ou 99,3% dos 144 municípios paraenses.

Na Bahia são mais de 1,2 GW entre mais de 145 mil conexões espalhadas por 417 cidades, ou 100% dos municípios da região. Atualmente são mais de 229 mil baianos que já contam com a tecnologia fotovoltaica.

Para o Meu Financiamento Solar, a energia solar é acessível a todos os perfis de consumidores, tendo nas ofertas de crédito um fator determinante de democratização da tecnologia junto aos consumidores brasileiros. Além disso, o crescimento exponencial em residências, empresas e propriedades rurais, sobretudo nos últimos dois anos, está ligado às soluções cada vez mais simplificadas de financiamento, bem como à queda no preço do kit e às altas tarifas de energia elétrica no Brasil.