Em 25 anos de trajetória e com foco na criação e desenvolvimento de soluções de relacionamento e negociação eletrônica para diversos mercados, a Paradigma Business Solutions dominou as mais recentes tecnologias, tornando-se líder para os segmentos de ETRM (Energy Trading & Risk Management) e SRM (Supplier Relationship Management), tanto para empresas privadas como para o setor público e ainda com atuação no mercado internacional.

A expertise de prever, compreender e se antecipar às demandas mais complexas é um de seus principais diferenciais. Nessa vanguarda, a Paradigma vem se estabelecendo como referência entre as comercializadoras que atuam no mercado livre de energia brasileiro.

Sintonia Fina    

Além da reconhecida qualidade e desempenho dos sistemas e soluções que oferece, as soluções permitem flexibilidade, desde a versão mais completa e sofisticada até versões com funcionalidades selecionáveis. Essa capacidade de adaptação é o que tem atraído a atenção de uma variada gama de comercializadores varejistas, segmento que hoje está em plena fase de aprendizado pós-liberação de acesso de consumidores do chamado Grupo A ao ambiente de contratação livre (ACL).

“A Paradigma atua no mercado de energia há mais de duas décadas e construiu um ecossistema apoiado nos principais grupos econômicos do setor, essas grandes companhias chegam para a abertura de mercado focadas na captação e gestão de centenas de pequenas empresas. Esse novo ambiente competitivo impõe agilidade, assertividade e controle.”, aponta Andrea Boudeville, CEO da Paradigma.

“Estamos falando de novos patamares de volumetria onde a questão da digitalização é obrigatória. Trabalhamos sempre junto com essas empresas, orientando e dando suporte tecnológico neste reposicionamento. Elas continuam se organizando, entendendo cada vez mais, que precisam ter mais estrutura e entendimento para a transição deste mercado”, observa a executiva.

Compatibilidade e Transformação Digital

Além da flexibilidade na composição de módulos, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente do trade, outra característica importante dos sistemas da Paradigma é a conectividade com players setoriais e outras soluções que possam atender toda a Jornada do Consumidor. Agora além de integrações nativas como CCEE e BBCE as novas soluções Paradigma para o mercado livre trazem nas suas versões a comunicação com a nova bolsa de energia N5X e a parceria com a Risk3, empresa especializada em análise de risco de crédito. Essa colaboração automatiza o processo de avaliação, por parte da varejista, na dinâmica de captação de potenciais clientes.

“A captação tradicional de clientes – não digital – não é eficiente nas novas escalas quando consideramos o mercado varejista. Mesmo com estruturas dedicadas que estão sendo criadas nas empresas, seria necessária uma equipe gigantesca. Muito mais eficiente é analisar o perfil dos clientes com base em dados. Dessa forma a comercializadora avalia se o prospect interessa ou não, inclusive levando em conta os produtos disponíveis em sua estratégia, logo nas análises iniciais, tornando viável o custo de aquisição de clientes”, reforça Claudio Wagner, Head de Desenvolvimento de Negócios da Paradigma.

Nesse contexto de transformação digital, uma das mais completas soluções trazidas ao mercado pela Paradigma, o BEN (Business Energy Network), oferece uma nova experiência end-to-end, desde a análise de viabilidade técnica e econômica para migração apoiada pela leitura inteligente da fatura, até o processo de cobrança. Do lado do consumidor a solução é complementada pelo BEN4U (Business Energy Network For You) que traz com transparência todas as informações necessárias em um portal de acesso amigável. Com isso a Paradigma compreende toda a gestão da “jornada do consumidor”.

“Pude estar à frente e acompanhar a evolução do mercado e da Paradigma. Aprimoramos nossos processos ágeis e desenvolvemos uma equipe especializada e de alto desempenho. Com isso, a Paradigma tem a capacidade de se antecipar a tendências e adaptar-se de acordo com as características e necessidades de cada cliente. Esse ciclo de aprendizado e diversidade nos permite trazer um atendimento consultivo com visão e foco em eficiência e competitividade”, acrescenta Luciano Benelli, Head de Operações da Unidade de Energia e Utilities.

 Heavy user

Com sede em Curitiba (PR) e mais de 22 anos de atividade, a Electra Energy, uma das maiores comercializadoras brasileiras, já utilizava sistemas Paradigma, principalmente o WBC ETRM. Mais recentemente, a partir de maio de 2024, conta Angela Saraiva, Vice-Presidente de Comercialização, a empresa implantou o BEN e o BEN4U. Inicialmente voltado aos clientes de serviço representados pela Electra no Atacado, o plano agora é, nas próximas semanas, disponibilizá-lo para clientes varejistas elegíveis.

De acordo com a executiva, houve a criação de uma diretoria focada nas vendas para o varejo e essa estratégia trouxe a necessidade de ampliar consideravelmente os investimentos em tecnologia, comunicação e marketing, cujos investimentos dobraram em relação ao ano anterior.  Atuar no mercado livre varejista, segundo ela, trouxe oportunidades de acelerar as melhorias e automações em processos, que acabam impactando positivamente outras áreas de negócios, como a de vendas no atacado e trading.

“Com os módulos adquiridos e em implantação agora no primeiro semestre de 2024, está sendo possível automatizar algumas rotinas dos fechamentos de balanço energético mensal, o que agiliza o recebimento de faturamentos para o cliente, por exemplo”, destaca Angela Saraiva. Ela explica ainda que umas das vantagens é poder compartilhar informações via portal, de forma rápida e de fácil interação, como dados de medição, calendários de operações, comparativo ACL versus ACR e diversas outras facilidades.

ENASE

A Paradigma Business Solutions é patrocinadora da edição 2024 do Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico (ENASE), que acontece nos dias 19 e 20 de junho, no Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro (RJ). Com seu time de especialistas, estará também presente ao evento, considerado um dos mais tradicionais e relevantes da área de energia. “O ENASE me referência, me credencia e me apresenta a quem são os principais players e executivos do mercado. Há uma dinâmica própria do setor, então o encontro propicia um ambiente de aproximação. Para nós é muito mais network do que posicionamento e venda”, qualifica Andrea Boudeville.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)