fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Casa dos Ventos avança com o projeto de produção de hidrogênio e amônia verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. A companhia firmou um memorando de entendimento (MoU) com a Utilitas, empresa que atua no tratamento de água e de efluentes, com o objetivo de obter fornecimento de água de reuso para o empreendimento. Segundo a empresa, um dos mais avançados do gênero com área assegurada, licenciamento ambiental prévio obtido e estudos de engenharia e viabilidade financeira em evolução.
O empreendimento será dividido por fases e terá sua capacidade final de até 2,4 GW de eletrólise, produzindo 1030 toneladas de hidrogênio por dia, o que possibilitará a produção de 2 milhões de toneladas de amônia por ano. O documento assinado com a Utilitas prevê a contratação de uma vazão de até 1.500 m³/hora de água bruta de reuso, suficiente para alimentar a primeira fase de produção.
A Utilitas fornecerá à Casa dos Ventos água de reuso produzida a partir dos efluentes sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), gerados por uma população de cerca de 1 milhão de habitantes. Os efluentes sanitários pré-tratados receberão tratamento adicional na Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR) Hidrus, de forma a atingir qualidade de água de reuso.