A usina de Itaipu prevê a instalação de um novo sistema de combate a incêndio para os transformadores elevadores principais das unidades geradoras. O Plano de Atualização Tecnológica (PAT) será baseado na tecnologia Water Mist (água em névoa) e irá substituir o conjunto atual, Water Spray.

Segundo a Binacional, o Water Mist produz micropartículas de água com diâmetro entre 10 micras e 200 micras, muito menores que as partículas produzidas pelo atual sistema de spray, em torno de 3.000 micras. Além de mais eficiente, o Water Mist utiliza menos água do que os sistemas tradicionais. Nos dias 13 e 14 de maio, o novo sistema passou por testes de validação no Laboratório credenciado Rise Fire Research AS, na Noruega. O ensaio, chamado de Fire Test, seguiu os protocolos da National Fire Protection Association (NFPA) e parâmetros relacionados ao contexto de aplicação na Itaipu.

Para o experimento, o Laboratório Rise Fire Research construiu uma envoltória (revestimento) em chapa metálica com as mesmas dimensões da Cela do Transformador na elevação 108, ou seja, foi construído um modelo em tamanho real para simular exatamente as condições de instalação do sistema na Itaipu. Foram feitos quatro testes, com o acendimento de chama em quatro diferentes posições. O fogo foi extinto no tempo adequado e os testes foram considerados bem-sucedidos. Desta forma, os parâmetros de projeto foram ajustados e validados para serem aplicados no projeto executivo.

As próximas fases para a implantação do sistema são a elaboração dos projetos executivos, fabricação e testes de aceitação para posterior implantação no campo. De acordo com a Diretoria Técnica, a atualização do sistema de combate a incêndio na usina é uma resposta às exigências modernas de segurança industrial. Com o aumento das demandas energéticas e a necessidade de manter operações ininterruptas, a proteção contra incêndios tornou-se prioridade.