Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Copel energizou a usina solar Segredo, em Reserva do Iguaçu, centro do Paraná. O ativo integra o programa que proporciona economia de até 15% na conta luz a partir de créditos da geração, num novo modelo de negócios em que a companhia instala e opera as unidades geradoras. A unidade possui capacidade instalada de 6,7 MWp para atender a 350 consumidores, produzindo ao longo do ano cerca de 13,4 GWh.

Localizada próximo à hidrelétrica Gov. Ney Braga (Usina de Segredo), a nova UFV é formada por 9.720 painéis fotovoltaicos de silício monocristalino dispostos em uma área de 11 hectares, equivalente a dez campos de futebol. Além disso, 90 rastreadores solares ajudam a otimizar a geração de energia, ajustando os painéis conforme o movimento do sol.

Funcionando no regime de geração distribuída compartilhada, o empreendimento permite que unidades consumidoras de uma mesma pessoa física ou jurídica dentro da área de concessão da distribuidora sejam beneficiadas pela energia gerada.

Inicialmente o programa está disponível para clientes comerciais do grupo B com contas mensais superiores a R$ 400 e que não utilizem sistemas de compensação de energia como módulos fotovoltaicos em telhados. As adesões estão sujeitas à disponibilidade, conforme novas usinas são implantadas pela Copel.

Além da unidade em Reserva do Iguaçu, a companhia inaugurou recentemente uma usina solar em Sarandi, no Norte Central do Paraná, marcando sua entrada na geração de energia do Copel Solar.