fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) começou a oferecer em junho, durante o Mês do Meio Ambiente, nova linha de crédito para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos relacionados à redução de emissões de gases de efeito estufa e à adaptação às mudanças climáticas. A disponibilização da nova linha de crédito, chamada Finame Fundo Clima, sinaliza uma política de estímulo ao desenvolvimento sustentável naquele estado. As empresas ainda terão até dois anos de carência.
Empresas mineiras de médio e grande porte terão acesso a crédito, com taxas que variam 9,78% e 12,24% ao ano e prazo de até 12 anos para pagar, para a aquisição de ônibus e caminhões elétricos ou movidos a biocombustível, máquinas para utilização na agricultura sustentável, sistemas geradores fotovoltaicos, equipamentos para transporte urbano coletivo de passageiros sobre trilhos, entre outros itens financiáveis. Dentre estes, destaque para o desenvolvimento urbano resiliente e sustentável, incluindo, assim, luminárias de LED para iluminação pública. Já em relação ao transporte, a linha alcança ônibus elétricos para o transporte público, inclusive o escolar, além de equipamentos para infraestrutura de recarga de veículos elétricos.
Segundo a instituição de fomento há ainda itens relacionados à transição energética, como sistemas geradores fotovoltaicos, aquecedores solares, sistemas para produção de hidrogênio verde, entre outros. Os recursos da linha Fundo Clima são provenientes de recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Um dos pré-requisitos é que os itens financiados sejam novos e nacionais.