Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Para continuar tendo acesso a todos os nossos conteúdos, escolha um dos nossos planos e assine!
Redação
de R$ 47,60
R$
21
,90
Mensais
Notícias abertas CanalEnergia
Newsletter Volts
Notícias fechadas CanalEnergia
Podcast CanalEnergia
Reportagens especiais
Artigos de especialistas
+ Acesso a 5 conteúdos exclusivos do plano PROFISSIONAL por mês
Profissional
R$
82
,70
Mensais
Acesso ILIMITADO a todo conteúdo do CANALENERGIA
Jornalismo, serviço e monitoramento de informações para profissionais exigentes!

O Grupo Capitale lançou recentemente no Brasil a Neria, uma companhia que chega ao mercado para atender às necessidades energéticas de empresas. Desenvolvida há oito meses e um spin-off da Capitale Energia, a Neria tem como foco construir uma jornada conjunta com o cliente. “E isso envolve a migração para o mercado livre de energia e atendimento de outras demandas relacionadas, entre elas a gestão de outras utilities, eletrificação de frotas e otimização energética”, disse o fundador e CEO do Grupo Capitale, Daniel Rossi.

A iniciativa da Neria surgiu junto com abertura do mercado livre de energia, que deu mais um passo com a liberação para todos os consumidores de alta tensão em janeiro deste ano. Rossi afirmou à Agência CanalEnergia que a Neria também está se preparando para atender os consumidores de baixa tensão no mercado livre de energia daqui há alguns anos, quando está prevista uma nova abertura do mercado.

O Grupo Capitale já investiu R$ 20 milhões especificamente na estruturação e consolidação da Neria, desconsiderando toda a infraestrutura já existente, que foi aproveitada da Capitale Energia. E a companhia já nasceu com uma carteira de 700 clientes, que, graças a uma gestão personalizada e focada nas necessidades dos consumidores, apuram anualmente uma economia superior R$ 100 milhões. “Nosso objetivo é dobrar anualmente o número de unidades atendidas”, ressaltou Rossi.

Daniel Rossi, da Capitale Energia

Rossi destacou à Agência CanalEnergia que a expectativa da Neria é construir um relacionamento sólido e duradouro com os consumidores. E para atingir a meta de dobrar o número de clientes atendidos, a empresa foca na qualidade do atendimento e adaptação dos nossos produtos para as necessidades de cada segmento de clientes, como como academias, escolas e comércios.

Hoje, a Neria também possui canais de venda bem estabelecidos e pulverizados, composto pelos executivos internos de venda, empresas parceiras e representantes autônomos. “Nossos canais permitem que a Neria atenda consumidores em todo o Brasil. Contamos com mais de 200 representantes comerciais ativos nos mais diversos setores e estamos continuamente atraindo parceiros que queiram reforçar a oferta dos produtos da Neria, rentabilizando a sua rede de relacionamento regional”, afirma Rossi.

De acordo com ele, é grande o potencial para expansão. “Muitas empresas ainda desconhecem a possibilidade de economizar, reduzir os impactos ao meio ambiente e aumentar a competitividade dos negócios por meio da energia elétrica e outros insumos. Além disso, o setor público aderiu de maneira tímida ao mercado livre e tem muitas oportunidades”, afirma Rossi. “Também existem empresas que optaram pelos painéis solares nos telhados e podem otimizar seu negócio, aderindo conjuntamente ao mercado livre de energia. Estamos preparados para orientar e atender todos esses clientes para levarem seus negócios para um novo patamar”, acrescenta o CEO do Grupo Capitale.

“O olhar cuidadoso, que está no DNA da empresa, tem garantido redução de custos aos clientes e um índice de satisfação que supera a marca de 97%, atestando a qualidade dos nossos produtos e serviços”, ressaltou Rossi. “Durante o período em que consolidamos a Neria, construímos uma metodologia de trabalho focada em acolher os consumidores deste mercado, que é complexo num primeiro momento. Os novos entrantes recebem todo o apoio necessário no processo de migração e, uma vez que nossos clientes já estejam no mercado livre, fazemos uma gestão conjunta e personalizada para otimizar os custos e simplificar o processo”, reforçou.

Vale destacar que a Neria dispõe do ecossistema do Grupo Capitale, que possui outras duas empresas, a Capitale Energia e a ZEG. Esta possuiu um portfólio de soluções de descarbonização, como o inventario de emissões, o biometano – combustível renovável – e a autoprodução de energia elétrica, entre outros, que também estarão à disposição dos clientes da Neria.