Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) Eve Air Mobility anunciou investimentos de US$ 94 milhões oriundos de diversos investidores para desenvolvimento contínuo e a fabricação do que promete ser o carro elétrico voador da empresa. A transação, que inclui a emissão de novas ações ordinárias e opções de subscrição, tem participação de um grupo diversificado de indústrias globais, incluindo Embraer, Nidec e outros investidores.

Segundo a companhia, com a maior carteira de pré-encomendas do setor, vide as cartas de intenção de compra para até 2.900 aeronaves e parceiros sólidos no desenvolvimento do programa, os novos recursos, junto com o caixa e as linhas de crédito existentes, garantem um ótimo posicionamento da Eve para o futuro.

Em 28 de junho de 2024, a empresa entrou em acordo para a emissão e venda de 23.500.000 novas ações a um preço de compra de US$ 4 por papel, além da troca de certas opções de subscrição por ações ordinárias e a concessão de novas opções de subscrição para determinados investidores. A estimativa é que o aporte privado resulte em recursos brutos de US$ 94 milhões, antes da dedução de outras despesas. O investimento deve ser todo definido nas próximas semanas, sujeito à satisfação das condições de fechamento.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer vantagens como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, primando por oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

A fabricante iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real, que dará sequência à campanha de testes. Paralelamente, a Eve segue desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo o Vector, um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de UAM em todo o mundo. Também contratou o Bradesco BBI para assessoria financeira exclusiva e a Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom para assessoria jurídica.