Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Itaú Unibanco bateu recorde de migração de unidades consumidoras associadas a uma mesma empresa no mercado livre de energia brasileiro. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, 419 agências do banco trocaram o mercado regulado pelo ambiente livre em 25 estados entre janeiro de 2023 e abril de 2024. Este foi o maior volume de migrações registrado não apenas no setor bancário, mas considerando toda a base de clientes da CCEE.

A Enel X, braço de soluções em energia do grupo Enel, é responsável pela estratégia e gestão do processo, incluindo obras de adequação da infraestrutura em agências bancárias e todos os trâmites regulatórios. O acordo prevê a migração de mais de 500 unidades do banco até o fim deste ano, por meio da Enel Trading. Com os resultados obtidos até abril, o projeto alcançou 83% de avanço, garantindo mais eficiência e economia na gestão do consumo energético.

De acordo com a companhia, são pelo menos 40 profissionais envolvidos na operação em vários estados. O processo é classificado como complexo, tendo desafios logísticos, operacionais e legais para efetuar as migrações com a agilidade necessária, respeitando os prazos regulatórios e lidando com processos de 39 distribuidoras locais diferentes.

Soluções integradas também foram adotadas para uma gestão inteligente e sustentável do consumo, permitindo controle de custos, previsibilidade e redução de impactos ambientais em uma grande cadeia, já que o projeto contempla ainda outras iniciativas que abrangem mais de 2 mil agências e polos do banco, entre 14 localidades no país.