Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Hitachi Energy anunciou que venceu o contrato de atualização do sistema de proteção, controle e supervisão (SPCS), setor de 500kV, nas subestações de Tucuruí e Marabá, administradas pela concessionária Eletrobras. Ambas as subestações ficam no Pará, na região Norte, e estão associadas à usina hidrelétrica de mesmo nome (Tucuruí).

O projeto consiste na substituição de todo o sistema de cabos das subestações e dos painéis de proteção e controle. A Hitachi Energy também está envolvida no treinamento da equipe que irá monitorar o sistema, na engenharia do projeto elétrico e nos testes e simulações para verificar o funcionamento do equipamento.

No atual projeto de modernização, a Hitachi Energy instalará diversos novos painéis de proteção e controle em Marabá e Tucuruí. A nova instalação atualizará o sistema de acordo com a norma técnica IEC 61850, que rege todos os sistemas modernos de proteção, controle e supervisão.

Um dos destaques do projeto é a modernização da solução de proteção de barramento distribuído com o IED REB500 da Hitachi Energy, com capacidade de até 60 baias (circuitos de proteção de subestações). Tucuruí conta atualmente com mais de 20 baias, e a flexibilidade da solução que possibilita futuras expansões torna-se muito relevante em uma instalação desse porte.

Com essa modernização, os equipamentos terão vida útil de mais de 15 anos, em linha com o manual de operação e manutenção da Aneel.