Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Cemig informou que desde maio de 2024 a frota leve da companhia passou a ser abastecida apenas com etanol, biocombustível produzido de vegetais e que é considerado carbono neutro (todo carbono liberado durante a queima no veículo é capturado durante o crescimento da planta). A medida tem como objetivo descarbonizar as atividades da empresa.

Com a adoção da iniciativa, mais de 112 toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera apenas no primeiro mês, contribuindo, desta forma, para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A nova diretriz adotada engloba o abastecimento exclusivo com etanol em mais de 460 carros próprios que circulam em Belo Horizonte e nas outras 773 cidades da área de concessão da Cemig em Minas Gerais.

Desde a implantação da medida, cerca de 49 mil litros de gasolina deixaram de ser consumidos pela Companhia, sendo substituídos pelo etanol, um biocombustível obtido da cana-de-açúcar que possui diversas vantagens ambientais em relação aos combustíveis fósseis. Outra comparação importante que pode ser feita, a partir dos resultados obtidos desde a implementação da medida de abastecimento da frota com etanol pela Cemig, é com o quantitativo de árvores. A não emissão das 112 toneladas de CO2 na atmosfera, com a adoção dessa iniciativa pela companhia em um mês, equivale ao plantio de 784 árvores.