Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Com a chegada das férias escolares e brincadeiras ao ar livre, a prática de soltar pipas se torna mais comum. Por esse motivo, as distribuidoras de energia fazem alertas para evitar acidentes que ainda são recorrentes. A Enel SP divulgou o balanço de ocorrências com pipas na rede elétrica no primeiro semestre de 2024. De janeiro a junho de 2024, a companhia apurou 1.704 casos de falha na rede em função do contato com pipas na região Metropolitana de São Paulo, resultado 37% maior em relação ao mesmo período de 2023.

Já a EDP reportou que somente no primeiro semestre deste ano, quase 250 mil clientes sofreram com a falta de energia provocada por ocorrências envolvendo pipas enroscadas na fiação nas duas áreas de concessão da distribuição de energia onde a companhia atua. Foram registradas cerca de 2.500 ocorrências durante o período. O total de clientes impactados e ocorrências apresentou redução em relação ao primeiro semestre de 2023, mas os números ainda preocupam.

A interrupção do fornecimento de energia por conta das pipas pode ocorrer por diversas razões. Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas nas redes elétricas provocam desgastes nos fios, podendo levar a curtos-circuitos e derretimento. Nesses casos, equipes das distribuidoras são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço.