Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Tempo OK, empresa de inteligência e tecnologia meteorológica de alta precisão, está diversificando seu portfólio de soluções para o setor elétrico brasileiro. A empresa desenvolveu uma plataforma de dados de tempo e clima especialmente direcionada às comercializadoras de energia, a Plataforma Trading. Esta inovação soma-se ao dashboard voltado às distribuidoras, lançado em junho, no rol de produtos da empresa.

Segundo a empresa, um dos destaques do novo sistema é a previsão de energia natural afluente (ENA) no curto, médio e longo prazo e também uma metodologia própria de previsão de ENA para até 12 meses. Ao todo, a plataforma oferece previsões de precipitação e ENA para mais de 400 modelos. A Tempo OK desenvolveu, ainda, uma avançada metodologia de Inteligência Artificial (IA) para as fontes solar e eólica, que fornece previsões confiáveis de irradiância solar e velocidade do vento. Essa inovação permite uma previsão de geração renovável não-hídrica mais precisa e assertiva, oferecendo dados essenciais para os gestores de energia.

A solução construída pela Tempo OK disponibiliza tecnologia de ponta em sistematização de dados meteorológicos, com aplicativo (API) e banco de dados, mapas de previsão de chuva de diferentes modelos, mapas dinâmicos de meteorologia e ainda as análises do time de especialistas, com relatórios diários, subsazonais e sazonais, reunião técnica e atendimento via Whatsapp.

No caso da tecnologia hídrica, o dashboard permite a criação de cenários personalizados para projetar o comportamento futuro da ENA. Os resultados desses cenários podem ser utilizados em modelos de precificação de energia elétrica, fornecendo uma ferramenta poderosa e flexível para o planejamento estratégico, o que proporciona vantagem competitiva no setor de energia.