Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Climatempo fechou uma parceria estratégica com a Comgás, cujo objetivo será gerar maior resiliência e aumentar a eficiência de planejamento da expansão da distribuição de gás natural no Brasil, levando em conta os fatores climáticos.

A iniciativa está em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ODS13 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa a mitigação das mudanças climáticas no planeta. Atualmente, a Comgás é responsável por mais de 30% do gás distribuído no Brasil e possui mais de 21 mil quilômetros de rede de distribuição de gás encanado em 96 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo. A companhia atende mais de 2,5 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo, que compreende as regiões Metropolitana de São Paulo, Administrativa de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba.

Segundo o vice-presidente de vendas da Climatempo, Vitor Hassan, a companhia fornecerá à Comgás um módulo de inteligência climática aplicado às operações da distribuidora, que serão integradas ao software SMAC da Climatempo. O módulo permitirá aos especialistas da Comgás medirem o impacto das condições climáticas em todas as suas atividades de curto, médio e longo prazo para a expansão da rede de distribuição, ajudando, desta forma, a mitigar os riscos associados à variação climática. Estima-se que o clima afete de 20% a 30% das atividades de expansão da rede de distribuição de gás.

De acordo com Hassan, esta será a primeira vez no Brasil que se utiliza a inteligência meteorológica para melhorar a eficiência e expansão da distribuição de gás. Na prática, a Comgás poderá realizar a integração de dados meteorológicos (histórico, tempo real e futuro) e conectá-los com o seu plano de trabalho, gerando maior segurança das equipes em campo, mais eficiência no planejamento de curto prazo e maior inteligência na estratégia comercial de longo prazo, resultando também em uma melhor experiência e satisfação do cliente.