Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Após a entrada em operação comercial das primeiras turbinas do complexo Coxilha Negra, em Sant’Ana do Livramento (RS), a Eletrobras afirma estar se aproximando cada vez mais de sua meta de ser 100% renovável. Segundo o vice-presidente de Engenharia de Expansão da empresa, Robson Pinheiro Rodrigues de Campos, a companhia já tem 97% de renovabilidade em sua matriz. “Nosso objetivo é elevar esse percentual, garantindo o Net Zero em 2030”, pontua.

Com investimento estimado em mais de R$ 2 bilhões, Coxilha Negra contará com 72 aerogeradores, totalizando 302,4 MW de capacidade instalada. Cada unidade de 4,2 MW possui 125 metros de altura e mais de 1.300 toneladas de peso. O empreendimento ocupará área total de 8.644 hectares. Até o momento, a empresa informa ter 41 aerogeradores completamente montados nas usinas 02 e 03.

Desse total, 14 estruturas iniciaram operação na última quinta-feira (18) e outras nove estão operando na fase de testes. Paralelamente, a usina 03 possui 14 aerogeradores com autorização para teste e avançam as obras de verticalização das primeiras torres de Coxilha Negra 04. Durante a implantação do projeto, conduzido pela subsidiária CGT Eletrosul, estima-se a criação de 1.300 empregos diretos e indiretos, nos diversos estágios das obras, iniciadas em 2022.