fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Wärtsilä apresentou resultado operacional comparável 63% mais elevado no segundo trimestre de 2024 ante 2023. Foram € 176 milhões com uma margem operacional de 11,3%. Esse resultado aumentou tanto no segmento de negócio chamado de Marine quanto em Energy.
O resultado EBITA (que inclui apenas a amortização) ficou 60% maior com 180 milhões de euros. O fluxo de caixa das atividades operacionais melhorou para € 216 milhões durante o segundo trimestre. De acordo com a empresa, essa performance foi impulsionada por um melhor resultado operacional, mas também pelo desenvolvimento de capital de giro. Nos últimos doze meses, a Wärtsilä gerou mais de um bilhão de euros de fluxo de caixa de suas atividades operacionais.
A entrada de pedidos da Wärtsilä no segundo trimestre aumentou organicamente em 12%, esse índice exclui o impacto cambial e de aquisições e alienações. Em serviços o aumento se deu no segmento Marine. Já para o fornecimento de equipamentos, o crescimento deu-se nesse segmento e ainda em Engine Power. A entrada de pedidos de equipamentos em Energy Storage & Optimisation diminuiu, resultando de preços mais baixos de materiais de bateria.
As vendas líquidas no segundo trimestre aumentaram organicamente em 9%, com crescimento em serviços e equipamentos. Em Energy, a empresa explicou que o negócio é sazonal por natureza, o que significa que a entrada de pedidos, bem como o reconhecimento de receita, podem variar de um trimestre para outro. “Esperamos que as entregas de equipamentos no segundo semestre de 2024 cresçam mais rápido do que as entregas de serviços. Isso é impulsionado pelas entregas de equipamentos em Energy, tanto para Engine Power Plants quanto para Energy Storage & Optimisation, sendo inclinadas para o segundo semestre de 2024”, destacou em seu comunicado.
No acumulado do semestre, relata a empresa, a entrada de pedidos aumentou em 10% para EUR 3,8 bilhões, crescimento orgânico de 15%. A carteira de pedidos no final do período aumentou em 22% para EUR 7,6 bilhões. As vendas líquidas permaneceram estáveis em € 2,9 bilhões, crescimento orgânico de 1%.
O resultado operacional comparável aumentou em 57% para € 308 milhões, o que representa 10,7% das vendas líquidas. O resultado operacional aumentou em € 137 milhões para € 295 milhões, 10,2% das vendas líquidas.