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A Eve Air Mobility apresentou seu primeiro protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) em escala real. O projeto, revelado durante a 45ª edição do Farnborough Airshow, na Inglaterra, foi concebido na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Após o marco fundamental na montagem, a companhia afirma que irá focar agora seus esforços na preparação de uma rigorosa bateria de testes, não só para o ativo, mas também ao desenvolvimento de um ecossistema completo de soluções no intuito de modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada.

Na oportunidade, a fabricante também anunciou a conclusão da seleção dos fornecedores primários para todo ciclo de vida da aeronave, por meio de contratos de longo prazo A ASE será responsável pelo sistema de distribuição de energia, e a Diehl Aviation para o design e produção do interior do veículo. Os acordos preveem ainda serviços pós-venda e suporte operacional.

O eVTOL utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift+Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o trajeto. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico traseiro alimentado por motores duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

Fábrica em Taubaté

No ano passado, a Eve revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida na cidade de Taubaté (SP).  Com produção total prevista para até 480 aeronaves por ano, a empresa está planejando expandir sua capacidade de produção de forma modular, com quatro módulos para 120 aeronaves cada, proporcionando uma abordagem de investimento eficiente em termos de capital, acompanhando o crescimento do mercado. Ao todo a companhia contabiliza 2.900 cartas de intenção com pedidos.

Paralelamente, a Eve informa seguir desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo o Vector, um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.