Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Equatorial Alagoas divulgou que nos três últimos meses mais de 100 ligações irregulares foram removidas de estabelecimentos e pontos comerciais localizados no centro de Maceió. De acordo com dados das equipes de inspeção da distribuidora, as principais irregularidades encontradas são a adulteração de medidores e ligações clandestinas, ambas conhecidas popularmente como gato.

O superintendente de operação da Equatorial Alagoas, Thiago Attias, ressalta que para combater às perdas de energia no Estado, a distribuidora tem investido em tecnologia avançada com monitoramento remoto, agregado às técnicas de inteligência artificial que estão sendo utilizadas na identificação de irregularidades tanto de grandes consumidores como nos de menor carga e consumo.

A Equatorial Alagoas tem implementado em várias regiões do estado, o sistema de medição centralizada (SMC), com uso de tecnologia que possibilita realizar a leitura e o acionamento do medidor de maneira remota. O SMC também realiza obras de adequações na rede elétrica, com instalação de cabos, postes, transformadores e etc, levando mais qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica. O sistema é instalado em localidades de difícil acesso, com recorrência de irregularidades e intervenções indevidas na rede elétrica.