Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Aneel aprovou a operação comercial de 50,1 MW de capacidade instalada entre 223 módulos fotovoltaicos da planta Arinos 17, localizada em Arinos (MG). Já na fonte eólica, a Essentia Energia obteve o parecer positivo para 12,4 MW entre duas turbinas do parque Ventos de São Vitor 11, nas cidades baianas de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique. Outra liberação comercial foi para um aerogerador de 4,2 MW do parque Ventos de Santa Luzia 05, no município de Novo Horizonte (BA).

Já para testes, a Agência deu provimento para 20 unidades geradoras da Engie relativas às EOLs Serra do Assuruá 8, 21 e 24, totalizando 90 MW em Gentio do Ouro (BA); e duas turbinas de 4,2 MW, sendo uma da CGT Eletrosul na EOL Coxilha Negra 3, em Santana do Livramento (RS), e outra da EOL Brejinhos A, em Caetité (BA).

Na fonte solar, a EDP pode iniciar testes em 40,6 MW entre 13 módulos da usina Novo Oriente I, em Ilha Solteira (SP); e a Cemig Geração e Transmissão em 68 módulos entre as centrais Jusante 3 e 6, totalizando cerca de 20 MW em São Gonçalo do Abaeté (MG).