Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Ministério de Minas e Energia incluiu um novo padrão global para a fonte eólica na sistemática a ser aplicada na realização dos próximos leilões de energia nova, que devem acontecer em dezembro. Agora os agentes terão que realizar medições anemométricas e climatológicas dos parques de geração utilizando instrumentos de primeira classe, de acordo com as normas da International Electrotechnical Commission (IEC).

Os registros continuam sendo transmitidos posteriormente à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), de acordo com relação de grandezas e protocolo de transmissão de dados definidos em Nota Técnica. as medições devem ser iniciadas em até 60 após a data de Início das obras, conforme divulgado mensalmente no relatório da Aneel de Acompanhamento da Expansão da Oferta de Geração de Energia Elétrica (RALIE) ou outro documento que venha a substituí-lo.

Além do novo padrão da IEC, outra alteração em relação a Portaria nº 29/GM/MME é a necessidade dos empreendedores de atualizar os dados do Sistema de Acompanhamento de Empreendimentos Geradores de Energia (AEGE) no início da operação em teste dos ativos, com a configuração final do parques de geração.